segunda-feira, 4 de julho de 2011

PNEUMONIA

É uma infecção ou inflamação dos pulmões. Pode ser causada por varios microrganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Mais da metade de todos os casos de pneumonia é causada por bactérias e, destas, o pneumococo é o mais frequente. Muitas vezes, a pneumonia evolui a partir de uma simples gripe ou constipação mal curadas.
A pneumonia bacteriana clássica, inicia-se de forma abrupta, com febre, calafrios, dores no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada por vezes com sangue à mistura.
Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente. Podendo causar falta de ar pelo fato dos alvéolos estarem com uma taxa muito grande de muco (catarro) assim não funcionando direito para a troca de gases.
Fatores de risco:
Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
Resfriados mal cuidados;
Mudanças bruscas de temperatura.
Tratamento:
O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.
Diagnóstico:
Exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias.
Sintomas:
Febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal estar generalizado, falta de ar, secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada, toxemia,prostração.






Por: Isadora, Morgana, Rafael Bittencourt e Gabriela Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário