sábado, 2 de julho de 2011

Cardiomegalia


Cardiomegalia é o crescimento do tamanho do coração (geralmente indicado por uma proporção cardiotorácica acima de 0,50) em proporções anormais. Esta doença pode ter surgimento com a hipertensão arterial, doenças coronarianas, e geralmente está ligada à doença de chagas. O aumento do coração pode envolver os ventrículos cardíacos direito, esquerdo ou os átrios do coração. Pode produzir insuficiência cardíaca ou qualquer outra cardiopatia associada. Pode ser de origem congênita ou adquirida; porém somente o cardiologista pode dar o diagnóstico e tratamento.  

O coração está dividido em quatro compartimentos:  
- Aurícula esquerda ou átrio esquerdo;
- Aurícula direita ou átrio direito;
- Ventrículo direito;
- Ventrículo esquerdo.
 
 
A Cardiomegalia Global tem por principal causa a Insuficiência Cardíaca, que pode ser classificada em:
 GRAU I: Nas atividades normais ou habituais não surgem sintomas como dispnéia (falta de ar) ou fadiga;
 GRAU II: Nas atividades normais ou habituais o paciente já apresenta pequena limitação;
 GRAU III: Existe limitação nas atividades habituais, mas não em repouso;
 GRAU IV: Mesmo em repouso há falta de ar (dispnéia). 
A Cardiomegalia Global resulta também de doenças não originadas no coração, como por exemplo Lúpus, Eritematoso, Artrite Reumatóide e Distrofia Muscular Progressiva (doença que atinge progressivamente todos os músculos).
A Cardiomegalia pode resultar de patologia congênita, ou seja, o nascimento já veio marcado por um defeito em uma das aurículas ou ventrículos, ou nas válvulas existentes no coração: Mitral, Aórtica e Tricúspide. São causas ainda de Cardiomegalia: doenças da tireóide, como o Hipotireoidismo, a amiloidose, a hemocromatose, leucemias, carcinoma metastático (com origem em outro órgão, vindo a localizar-se no coração).

A Cardiopatia Isquêmica em fase avançada e a Hipertensão Arterial Sistêmica por vários anos podem levar à Cardiomegalia às custas do crescimento ventricular esquerdo.
A Cardiomegalia com aumento da Aurícula Esquerda pode ocorrer por causa congênita, tal como a comunicação auricular indevida (neste caso, desde o nascimento o coração tem um pequeno orifício na parede entre as aurículas). Se da mesma forma existir defeito semelhante entre os ventrículos (comunicação intraventricular) também ocorre Cardiomegalia.
A estenose de válvula mitral (válvula que dá passagem do sangue da Aurícula Esquerda para o Ventrículo Esquerdo) pode torná-la incapaz de realizar sua função, causando a Insuficiência Mitral, com consequente Cardiomegalia.
São causas de Cardiomegalia às custas do ventrículo direito as doenças congênitas que levem à insuficiência da válvula tricúspide, a doença pulmonar obstrutiva crônica e a Hipertensão Pulmonar.

 
MEIOS DE DIAGNÓSTICO DE CARDIOMEGALIA

Em primeiro lugar as situações clínicas apresentadas com os sintomas analisados pelo médico e confirmados por elementos eletrocardiográficos que apontam possíveis crescimentos de partes ou de todo o coração, o Rx comum de tórax, o ecocardiograma e outros métodos de diagnóstico por imagem.


(Continua no post seguinte...) 

Nomes: Bruna Gomes e Renata.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário